sexta-feira, 25 de março de 2011

Doação de Medula óssea




Olá Pessoal! Voltei mais rápido do que eu imaginava... Mas, vocês poderão ver que é por uma causa nobre. Eu e o meu talentosíssimo amigo Milton Kennedy, resolvemos nos unir novamente e dessa vez em prol de uma campanha na qual contamos com todos os amigos da Blogosfera para divulgá-la.



A doação de medula óssea,
um gesto de amor que pode salvar vidas!



Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue.

Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação.

Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias). 

Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida próximo à bacia, ou ainda pela veia, depois de ingerida uma medicação que faz as células da medula migrar para o sangue periférico.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro, mas para o paciente, será a diferença entre a vida e a morte.
 


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:



Participe também divulgando esta campanha. Reproduza o desenho acima em seu blog ou site, incremente o texto e vamos difundir este ato de solidariedade. 




Ah, e procure o hemocentro mais próximo de sua residência para fazer seu cadastro de doador de medula. 


Um abraço carinhoso



73 comentários:

Isa disse...

Uma campanha que unirá,mais uma vez
muitos Amigos.
Beijo.
isa.

Majoli disse...

Oi linda, estou contigo nessa, conte comigo.
É de suma relevância para quem está a espera dessa doação, poder contar conosco.
Beijos de um delicioso dia.

Angélica Lins disse...

Acabei de divulgar a campanha colocando o link do seu blog no meu twitter, lá tudo se propaga mais rápido!

Beijos...
Linda iniciativa.

José disse...

Simplesmete um bonito gesto de amor.

Um beijinho,
José.

laurinhando por ai disse...

Oi Tati

É uma pena , mas minha idade não me permite maisparticipar, mas meu filhote é doador!!!
Acho que posso ajudar divulgando a campanha.
Aparece lá no arteandoporaqui e entra no sorteio de aniversário do blog...quem sabe vc é a sortuda???
Te espero...
bjos
Laurinha

Milton Kennedy disse...

Oiê amiga Tatiana,
fico muito feliz de poder trabalhar novamente com vc! Ainda mais em uma causa como esta.

“...fazer todo o bem que pudermos no alcance de nossas forças.”
(O Livro dos Espíritos)

Ah, será que o pessoal percebeu quem é o anjo da ilustração? rsrsrsrs

Grande abraço

Paula Barros disse...

Oi, Tatiana, um linda campanha.
Já sou doadora, mais de um ano, mas nunca fui contactada para doação.
Sucesso com a campanha.
abraço

Valter Montani disse...

Excelente iniciativa! Tatiana, grato pela amizade e carinho, tenha um bom fim de semana, bjs

A feiticeira da noite sopra estrelas no céu
a lua torna-se mais cheia e resplandecente
a noiva da colina asperge um suave perfume
espalhando no ar o seu chamado envolvente.

Trata-se de um convite ao amor e a amizade,
vai ecoando pelos quatro cantos da cidade
rua do porto, engenho central, repúblicas....
nada passa despercebido ao clamor lançado.

MEUS POEMAS disse...

Olá Tatiana, bom dia!
Claro que posso, conte comigo, o que devo fazer?
Abraços e aguardo...
Bjs da Gena

Beta disse...

Legal a campanha!
Vou participar sim!!!

É só repostar o seu post???

bj

Sonia Pallone disse...

Bom dia Tati, é claro querida, vou salvar essa ilustração e colocar lá no blog , na coluna da direita onde ela ficará para sempre. Bela iniciativa, tomara que todos colaborem. Bjs de bom dia.

Rita Carrapato disse...

Querida Tatiana, claro que vou partilhar/divulgar. Não consigo copiar o teu texto para o meu blogue, por isso, levei-o para o facebook.
Beijo grande da

Marta Vasil/Rita Carrapato

Um brasileiro disse...

oi moça. tudo blz? participo sim. pode contar comigo. bjus.

Sonia Pallone disse...

Voltei só pra dizer que independente de atualização já coloquei no blog, depois vc confere lá. Ah! Fui conhecer o blog do Milton, adorei. Um beijo querida.

Cris disse...

Bela campanha, Tati! Tô dentro. Vou divulgá-la no Blog. Pode deixar! Que nos unamos em prol desta causa, mais uma vez! Bjks

Pena disse...

Doce Amiga:
Acho um acto nobre. Significativo.
Conte comigo.
Beijinhos amigos de respeito pela sua sgnificação imensa.
Sempre a admirá-la cada vez mais.

pena

Bem-Haja, sublime amiga.

Amapola disse...

Bom dia, querida amiga.

Parabéns por essa nobre iniciativa.

Eu li seu texto e vi que infelizmente estou fora dessa. Eu tenho 60 anos.

Para alguma em que eu esteja apta, estou de braços abertos!

Que muita gente se una nessa maravilhosa campanha, e o sucesso da solidariedade se cumpra, em nome de Deus!

Um grande abraço.
Tenha um lindo dia de saúde e paz.

Bandys disse...

Oi Tati,
Claro que pode contar comigo.
Beijos

Everson Russo disse...

Com toda certeza que pode contar comigo,,,é so dizer o que faço...levo o selo ao meu blog? qualquer coisa meu email é evr.russo@uol.com.br um bom final de semana..beijos.

Jão disse...

Já estou participando!

Zélia disse...

Claro, Tatiana! Participarei dessa campanha, sim. Gesto nobre o de vcs!

Bjos! ;)

O que Cintila em Mim disse...

Vou divulgar essa campanha, mas não posso doar, pois estou em quimioterapia.

Sotnas disse...

Olá Tatiana, que tudo esteja bem contigo, sempre!
Já está estampada esta campanha lá no sotblog.
Agradecido por sua amizade e desejo sempre felicidades a você e todos!
Abraços e até mais!

Xanele disse...

MINHA LINDA PODE CONTAR COMIGO SEMPRE...BJSSSS XAN

chica disse...

Acabei de publicar na lateral do

http://cuidandonossocanteirointerior.blogspot.com/


Ótima idéia.beijos,chica

Aleatoriamente disse...

Tatiana, é claro que estou com você e Milton nessa.
Já postei no Vivencias e Aleatoriamente.
Um beijo querida.

Fernanda

Deia disse...

Oi Tati! Querida amiga, vi sua mensagem lá no Rumo e vim logo fazer-lhe uma visita! Esse é um assunto que vem me rondando há alguns meses, e acho que os sinais estão cada vez mais claro... Obrigada pelo empurrão!
Beijos mil, Deia.

M@ria disse...

farei a Campanha pelo meu orkut..conte comigo...........bjsssssssss
....................................

"Quando algo que você goste acabar,
ou simplesmente ir embora,
lembre-se que as folhas do outono
não caem porque querem
e sim porque é chegada a hora".

(Cristian Arza)

Bom FDS! Beijos na alma...M@ria

Pedrasnuas disse...

Olá Tati, logicamente que farei a minha campanha...em prol da vida!!!

Beijinho e obrigada por contar comigo

Anne Lieri disse...

Tatiana,sabe que eu pensava que não poderia doar porque se minha filha ou alguem da familia precisasse um dia,eu já não teria mais para doar...que burrice!Vou participar,sim!Só não consegui pegar o selinho.Bjs e bom final de semana!

Anne Lieri disse...

Tatiana,sabe que eu pensava que não poderia doar porque se minha filha ou alguem da familia precisasse um dia,eu já não teria mais para doar...que burrice!Vou participar,sim!Só não consegui pegar o selinho.Bjs e bom final de semana!

Gislene disse...

Olá Tatiana!

Este é um verdadeiro ato de amor!

Parabéns pela iniciativa!
Colocarei no meu blog de enfermagem e medicina.

Te sigo com alegria!

Um abraço,

Gislene.

Vivian disse...

...mas é claro que vou entrar
nessa com vocês!

aliás eu já sou doadora
há muito tempo, e tenho
orgulho da minha alma
generosa...rsrs

bj, minha linda!

Perola disse...

Amada,eu coloquei a foto na lateral do meu blog. Deixei bem no alto para que fique bem visível,deixei o endereço do seu blog e uma frase de efeito.
To com você.
Um exelente fds.
Beijos

Mari Amorim disse...

Olá Tatiana,
Já coloquei e linquei em meu blogue,felicito a ambos pela bela iniciativa!Em Janeiro de 2010 doei,é algo tão simples,sendo compatível salva uma vida! A sensação de doar algo que realmente é nosso,que é nosso corpo,não tem preço!
A campanha com certeza é uma ferramenta de inclusão,em país que caminha em passos lentos na trilha de transplantes.Obrigada por compartilhar,dádivas em sua vida!
Um abraço,
Mari

★★ GIZA ★★ disse...

ÓTIMA INICIATIVA QUERIDA.
LÁ NA MINHA FACULDADE ESTÁ TENDO UMA CAMPANHA, ESTOU QUERENDO PARTICIPAR.
BEIJOS

mfc disse...

Obrigado por este post fantástico de dádiva!
Muitos beijinhos.

Cecília disse...

Realmente, uma causa muito nobre!
Já pegue o desenho para divulgar lá no blog!

Beijinhos...

EGO disse...

olá, Tatiana. Ajudaria postar a campanha em meus blogues?

Abraço

Vozes de Minha Alma disse...

Oi Amiga, gesto apoiado e mais do que bem vindo.
Parabéns pela atitude.
Já estou ciente da causa e alguém da familia já se prontificou.
Um abraço afetuoso, bjs.

Mila Lopes disse...

Olá!

Claro que posso apoiar, com todo prazer...mas é como vc postou? Ou há uma liberdade para postar na questão da escrita, achei tão bem explicadinho sua postagem, pensei em copiar...rs

Bjsss

Mila

Erica Ingrid Gaião disse...

Olá Tatiana!

Obrigada pela sua visita ao MEU UNIVERSO. Já adicionei a campanha lá também, viu? Vamos fazer a diferença!

Beijos

Julliany kotona disse...

Num dia de grande emoção

Que pedia o coração para te agradecer

com uma sincera oração.

Ah! se eu fosse um bom poeta,

ou regesse uma grande orquestra

te homenagearia com a mais bela poesia

e uma radiosa harmonia!

E para você grande amigo das horas de alegria

Em que eu mais queria,tu estavas lá

na hora certa pronto a me amparar,

e a minha cruz aliviar.

O amigo pontual, da hora especial

sempre pronto a colaborar

tornando seguro o meu caminhar!

Por todas as horas de felicidade

Rogo a Deus que te abençoe!"

Tenha um exelente fim de semana com muita paz,alegria e amor.bjks.

VELOSO disse...

Tatiana uma bela campanha que tem todo meu apoio já tá lá no Baú mais uma duas ou tres postagem farei uma postagem sobre o tema Doação já pintou inspiração através da postagem de vocês para umas tirinhas! Ficou bem de anja minha amiga sabe que fico muito feliz de saber que tenho uma parcela de culpa nessa bonita amizade que nasceu entre o Milton e você espero novos trabalhos da dupla! Parabens pela iniciativa e felicidade sempre!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Amiga irei colocar no meu blogue.
É uma iniciativa de louvar.
Ainda bem que há quem se preocupe
com os outros.Beijinho

Silenciosamente ouvindo... disse...

Náo consegui copiar o selo.
Assim não o posso colocar.
Bj.
Irene

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Tatiana...

Bela iniciativa de vocês, aqui onde moro é meio que roça, teria que ir em outra cidade vizinha para doar, mas quem sabe um dia, basta eu me programar
Independente disso, a campanha está sendo compartilhada também em meu blog...
Com certeza a interação deve atingir um maior número de possíveis doadores...é isso ai, se um apenas doar, já é um grande passo
Conto com a participação de vocês no dia primeiro de abril
Parabéns pela iniciativa
Um abraço na alma...bom fim de semana
Bjo

Pelos caminhos da vida. disse...

Estou nessa com vcs amiga, acabei de divulgar em meu blog.

Bom fim de semana.

beijooo.

Poeta Mauro Rocha disse...

Campanha legal, estou junto.

Um abraço!!

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi tati, vim agradecer seu convite e dizer que estou participando..... vou fazer o post lá no templo ta?
Beijos.

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi tati, vim agradecer seu convite e dizer que estou participando..... vou fazer o post lá no templo ta?
Beijos.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

TÔ NESSA JÁ POSTEI NO BLOG PEGUEI LÁ NA MAJOLI!
BEIJO

Luciana disse...

Obrigada amiga
Bjs e boa noite

Maria disse...

Amiga irei participar com muito prazer.
Beijinhos
Maria

Esplendor da Criação disse...

Oi minha querida!!
Com certeza é uma causa que não podemos deixar de abraçar, já postei. Embora já passei da idade de doar, posso divulgar.Sucesso para todos com a força de Deus!! Bjs.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Clico e não deixa copiar.
Bom domingo.
Bj.

♥ κєκєl ♥ disse...

Olá Tatiana...

Visitando a Ana do Blog Pelos caminhos da vida encontrei esta campanha e já aderimos. Foi aí que tambem encontramos vc e o Milton...Parabéns pela parceria!

Campanha lançada em post e lateral do blog: http://kantinhodakekel.blogspot.com/2011/03/campanha-doacao-de-medula-ossea.html

Mais uma vez parabéns pela iniciativa.

Beijos

SolBarreto disse...

Vi um post no divagar sobe tudo um pouco e adorei a ideai!
Parabens pela iniciativa e acredito que ideias assim devem ser estimuladas e incentivadas sempre, portanto pode contar comigo!

Juci Barros disse...

Que campanha linda, mais linda ainda pela utilidade e propósito.

Beijos.

tossan® disse...

Já sou um colaborador de certas famílias e sinto que é muito bom fazer isso. Beijo

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Claro que colaboro!
Ainda mais com essa campanha.
A imagem já está no meu blog. :)

Beijos!

in natura disse...

Oi Tatiana eu já sou um doador....Já doei e é muito bom! O receptor vive muito bem! Beijos de admiração

Gilmar Morais disse...

É claro que o convite foi aceito,Tatiana. É uma campanha que começa por cada um e depois alcança o blog. Eu estou dentro!

Farei a divulgação lá no Caminhar e claro, também formalizarei minha condição de doador.

Meu carinho!

Maria Dias disse...

Oi querida...

Passando um pouco atrasada mas ainda em tempo de me unir a vocês nesta campanha(muito legal)
Vou divulgar tb no meu twitter @mariacrika

Beijos

Maria Dias

Aleatoriamente disse...

Olá Tatiana,
passando para te parabenizar querida.
É uma campanha muito bonita e que esta corrente cresça e fique bem gigantesca.

Um beijo e parabéns a Você e Milton.
Fernanda

Sonia Pallone disse...

Já estou dentro querida, o selo tá lá no blog. Um beijo, belíssima iniciativa.

uma louca pela vida... disse...

Presentinho pra voce!!!

Fernando Santos (Chana) disse...

A minha solidariedade....
Cumprimentos

Flávia Fernanda disse...

Muito legal e interessante essa sua iniciativa!
Já estou lhe seguindo,quando puder dá uma passadinha no meu e me segue também
Abçs

ErikaH Azzevedo disse...

Amiga, desculpa a demora em responder, vou aderir sim a essa campanha add o selinho ao meu blog, juntos somos mais e muito mais fortes...obrigada por me fazer tb participar de uma causa tão justa como essa, uma prova de amor a vida.

Bjo

Erikah

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Estive na roça por 7 dias e cheguei vendo o seu e-mail...
Passei da idade de ser doadora mas posso divulgar sim...
Bjs de paz e excelente semana.

Natalia disse...

Você é realmente um anjo. Quem tem a oportunidade de te conhecer ao vivo e a cores sabe o que eu estou dizendo.Felizes são aqueles que compartilham a sua companhia.
Parabéns ao Milton por tão bela criação. Ele soube captar bem os seus traços. Os desenhos dele são perfeitos.
Formaram um dupla imbátivel!
Parabés aos dois e a todos que participaram dessa grande campanha!

JGCosta disse...

Amiga, demorei, mas vim!

Amiga, amanhã sairá no meu blog e divulgarei também, antes tarde do que nunca!

Amiga (estou repetitivo hoje), estou agendando uma visita ao hemocentro de minha cidade, semana que vem entro em férias e encontrarei um tempo para fazer a diferença!

Abraços amiga! Renovados na esperança! E parabéns por tão belo empenho!